
BRUNO FELIPE-
Geografia
Creta é a maior ilha localizada ao sul da Grécia, no mar Egeu. Possui um litoral muito recortado, fator que favoreceu o desenvolvimento de portos e de atividades ligadas ao comércio marítimo. O interior do território cretense é marcado pela presença de muitas montanhas, entre planícies.
História de Creta: a civilização minóica
Entre os anos de 2600 a.C (começo da Idade do Bronze) e 1450 a.C desenvolveu-se na ilha de Creta a civilização minóica. Esta civilização teve como centro a cidade de Cnossos.
Aspectos da história e cultura de Creta
- Creta era uma cidade-estado, que possuia um sistema de governo monárquico, pois era governada por um rei.
- Com o desenvolvimento do comércio marítimo, os cretenses fundaram colônias em ilhas do mar Egeu e na região da Sicília.
- Na arquitetura destacou-se a construção de grandes e luxuosos palácios, como, por exemplo, o palácio de Cnossos, Festos e Mália. Estes palácios caracterizavam-se pela presença de muitos cômodos, escadarias, jardins e longos corredores.
- No campo das artes, os cretenses destacaram-se na pintura de lindos e coloridos afrescos, esculturas de metais, confecções de jóias e peças de cerâmica. A temática mais presente na arte cretense era o mar.
.
Adenilson-
Economia: (primeiro império comercial marítimo)
Os cretenses tinham uma economia rica e variada. Praticavam a agricultura, criavam animais e produziam delicadas peças em cerâmica ou metal (cobre, bronze, ouro e prata) nas inúmeras oficinas artesanais.
Mas foi no comércio marítimo que os cretense mais se destacaram. Através dele, toda produção artesanal era vendida em diversas regiões do mundo antigo, como Egito e Mesopotâmia.
Creta dominou o comércio nos mares Egeu e Mediterrâneo, criando o primeiro império comercial marítima do qual temos conhecimentos (aproximadamente dois mil anos antes do Fenícios). A esse império dá-se o nome de talassocracia, palavra composta dos termos gregos talassos, que significa mar, e cracia, que significa poder

Linear A é um dos dois sistemas de escrita (o outro é a escrita pictográfica ou, menos correctamente, hieroglífica cretense) utilizados na Creta minóica anteriormente à sua sucessora, a Linear B micênica, utilizada para grafar a língua helênica dos invasores oriundos do continente (c. 1 450 a.C.).
O alfabeto Linear A, nome cunhado por Arthur Evans, é a transformação e simplificação da escrita ideogramática que provêm da escrita do período neopalaciano. Evans especulou que tenha tornado-se em escrita por volta de 1 800 a.C., mas essa visão foi recentemente rejeitada com a descoberta de símbolos de transição.Os elementos iconográficos se sistematizaram tornando a escrita mais fluida. Mas a transição de uma escrita para a outra foi tão lenta que ambos os sistemas estaiveram em vigor em paralelo.
Esta escrita é chamada de linear porque é composta de sinais, que apesar de derivados dos ideogramas, já não são reconhecíveis como representações de objetos, mas composta por formações abstratas.
Diego-
Religião: os cretenses tinham uma religião matriarcal, isto é, adoravam uma deusa e não um deus. A principal divindade era a deusa-mãe, considerada a criadora de todos os seres vivos. Além de deusa-mãe também cultuavam animais como o touro e o minotauro (animal mitológico), certas árvores sagradas e objetos, como a cruz. Nos cultos religiosos, matavam-se diversos animais em sacrifício oferecido aos deuses. Os cretenses acreditavam numa vida depois da morte e, por isso, enterravam os mortes com objetos pessoais e alimentos, antigos considerados necessários, para o bem-estar da pessoa na outra vida.
Rodrigo Telles-

Cnossos ou Knossos ou Knossus ou Cnossus ou Gnossus (Grego Κνωσσός) é o maior sítio arqueológico da idade do bronze em Creta. Provavelmente era um centro político e religioso da civilização minóica
Cnossos também é conhecido como o Palácio de Minos. Foi descoberto por Sir Arthur Evans em 1894.
Entre os achados mais importantes estão os afrescos que decoram as paredes. Estas pinturas sofisticadas mostram uma grande civilização que vivia com luxo. Suas vestimentas não parecem herdadas de nenhuma civilização conhecida. As vestes femininas tinham mangas bufantes, cinturas finas e saias drapeadas. Tinham uma distinta cor azul, indicando comércio com os fenícios.
Iverton-
MINOICA-
criada no começo da idade do Broze, os cretenses criaram no 3 milênio a.c, uma grande civilização insular (cultura minoica).
1 grande civilização europeia foi a creta minoica sociedade palaciana. A maioria dos arqueólogos e historiadores explicam o desenvolvimento da civilização minoica como uma expansão natural das influencias do oriente médio.
Minoicos eram avançados engenheiros, e eram a primeira civilização a usar a argila as tubulações subterrâneas para saneamento e abastecimentos de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário